Por agora, os robos jogam apenas entre si, mas os organizadores da RoboCup Soccer, que decorreu até domingo em Eindhoven, Holanda, acreditam que estes autómatos vão poder enfrentar jogadores humanos e ganhar jogos em 2050 .
No evento que viu os portugueses da ESA ROBOTS sagrarem-se Campeões Mundiais de Robótica , também se discutiu o Mundial de Futebol para Robôs onde estiveram em confronto vários países. «O objectivo da RoboCup é criar um robô que se pareça com um humano e que seja capaz de ganhar o campeonato do mundo da FIFA em 2050», apontam os organizadores.
Até lá, o mundo vai ter de resolver algumas questões éticas: será que os robôs podem jogar em equipas mistas ou há uma nação apenas de robos? Os humanos podem jogar com próteses ou apenas com o seu corpo natural? Para já, a ideia é apenas teórica, mas os responsáveis da RoboCup não têm dúvidas: «Neste século ainda vamos ver uma equipa de robos ganhar a humanos segundo as regras da FIFA» .
Para já, os humanos ficam “fora-de-jogo” dos campeonatos RoboCup : as regras ditam que uma vez soado o apito inicial, não é permitida qualquer intervenção humana no jogo, a não ser para fazer substituições de robôs.
O vencedor desta ano deste futebol robotizado foi a equipa japonesa JoiTech que derrotou na final a equipa HuroEvolution AD de Taiwan.
Your comment