No ano passado, a UL Benchmarks lançou o 3DMark Wild Life, uma aplicação de análise de desempenho gráfico para Android, iOS e Windows. Agora, disponibilizou o 3DMark Wild Life Extreme , um software de análise de desempenho multiplataforma, que permite comparar os desempenhos de dispositivos, como computadores portáteis Windows, computadores Windows com Arm, computadores Mac que utilizem os novos processadores M1 e também smartphones ou tablets da próxima geração.
O 3DMark Wild Life Extreme inclui novos efeitos, geometria melhorada e mais efeitos de partículas, o que o torna mais de três vezes mais exigente, em termos de poder de processamento, que o 3DMark Wild Life original. A resolução do ecrã utilizada neste teste é 4K UHD (3840 × 2160), que depois é adaptada à resolução real que o ecrã consegue mostrar.
O Wild Life Extreme usa a API gráfica Vulcan em Android e Windows. No iOS e nos computadores Macintosh, a Metal. No Windows 10 on Arm, é utilizado o DirectX 12. Os resultados obtidos com as várias API e plataformas podem ser comparados entre si.
Duas formas de testar o desempenho do GPU
O 3DMark Wild Life Extreme permite testar o desempenho gráfico de duas maneiras: um teste rápido que mede o desempenho instantâneo e um teste mais longo que mostra a capacidade de processamento do dispositivo durante mais tempo sob uma forte carga. O primeiro teste, mais rápido, permite a comparação directa de resultados entre dispositivos, o segundo mostra como a capacidade de processamento é afectada por condicionantes que se manifestam ao fim de algum tempo, como a temperatura.
O 3DMark permite-lhe saber mais sobre o seu dispositivo do que o simples resultado da velocidade dos gráficos, mostra também o desempenho de outros subsistemas dos dispositivos iOS e Android.
No Windows, este programa facilita a comparação de resultados entre computadores que tenham as mesmas características técnicas e também lhe mostra que velocidade de actualização de ecrã que o sistema consegue num conjunto de jogos populares.
O programa de testes 3DMark Wild Life Extreme está disponível para PC, como actualização do 3DMark Advanced Edition na loja online Steam e no site da UL Benchmarks . Também está disponível sob a forma de uma actualização gratuita para os utilizadores que tenham uma licença anual válida da versão 3DMark Professional Edition.
Nos dispositivos móveis Android, o Wild Life Extreme está disponível como actaulização gratuita para a aplicação 3D Mark Android na loja Google Play . O dispositivo deve ter Android 10 ou posterior e ser compatível com a funcionalidade Vulkan Anisotropy (nível 16 ou superior).
No macOS e iOS, o Wild Life Extreme está disponível na Apple App Store . Para poder usá-lo em iOS, o iPhone deve ser um 7 Plus ou superior. Nos Mac, este software é compatível com todos os modelos que usem o chip M1.
Your comment